quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A doce Maria Gadú


Eu no final do feriadão prolongado [para os outros], estava já há altas horas na frente do pc tentando escrever algo que prestasse, com a absoluta certeza de que não conseguiria nada, mas enfim, resolvi seguir em frente!

No momento em que eu mais me via "sem inspiração" eis que "surge" uma aba que estava aberta há horas e que tinha um video sobre Maria Gadú, foi quando minha cabeça deu um "tchãm" e pensei: "Vou escrever sobre ela, por que não?"

Mas para escrever sobre ela eu tinha que ter fontes, ou seja, precisava da sua voz para me inspirar e de suas canções para me abrir a mente. Fui ao milagroso "YouTube" e ao "4shared", porque né, sem dúvidas eu necessitava destas músicas no meu cel!

E durante todo o processo de ouvir/baixar músicas eu comecei a redigir este texto, a primeira música a rolar foi: "Shimbalaiê" - Puts a voz dela nesta canção é maravilhosa, e pensar que Gadú a compôs com 10 anos de idade me humilha.

E ouvindo a música, assistindo o video, esperando o arquivo baixar eu comecei a pensar: Pensar em como eu "conheci" o trabalho de Maria Gadú, como a música dela me tocou e o que esta cantora me representa. Bem, desde "O Teatro Mágico", nenhum outro artista me tocou tão profundamente como ela, porque foi aquela coisa típica: Ouvi tua música e nem prestei atenção à primeira audição, mas quando resolvi prestar atenção, sua sonoridade, seu ritmo, seu balanço e sua voz me invadiram deixando um misto de felicidade e alívio dentro de mim por te conhecido uma cantora tão nova, com uma música tão brasileira e com um talento tão expressivo.

Em certa ocasião eu ia conversar com uma pessoa mega importante e antes disso eu passei na casa da minha prima - Monique - ao chegar na casa dela, a mesma estava largada em sua cama com o rádio ao seu lado, no rádio, uma canção calma, uma voz familiar e atípica, na minha mente deveria ser qualquer uma das outras cantoras que eu já conhecia e estava cantando uma canção nova ou uma música qualquer em uma nova versão. Mas ao contrário do que o que eu pensava, minha prima me disse: "Já ouviu? É Maria Gadú". Eu respondi: "Não, que estranho a voz dela é uma mistura de vozes de outras cantoras conhecidas". E nessa história eu a Monique - minha prima que vamos chamar de Monah - ficamos colocando o papo em dia enquanto o CD ia rolando, e ela sempre fazia pausas na conversa para fazer observações do tipo: "Presta atenção nessa parte", "Pra ela eu dava fácil - desculpa prima tive que colocar, se não gostar eu tiro depois", "Olha a voz dela" entre outros elogios que não me lembro. Fiquei extremamente curiosa quanto à dona daquela voz, mas meus problemas naquele dia eram maiores que meu contentamento com àquela jovem cantora.

Horas depois estava eu com meus "problemas" resolvidos e claramente dentro de seus braços, quando uma amiga - Juliana que chamo carinhosamente de Juh - colocou Maria Gadú pra tocar - óbvio que a febre da Senhora Monah já a tinha contagiado também - eu não hesitei nenhum instante e "roubei" as músicas para meu cel [bendito bluetooth], isso tudo aconteceu em uma sexta feira, resultado: Passei o fds da Senhorita Gadú, mas não era o suficiente, precisava de mais, eu queria mais, eu era mais: Mais uma fã dessa "cantorinha de bares noturnos" que agora explodia para o Brasil.

Bem eu não estou "navegando conforme outros barcos", escrevi sobre ela porque ela realmente merece, é uma artista grandiosa, quem nunca ouviu falar sobre a mesma, com certeza ouvirá, e quem já sabe quem é a tal "menina", sabe também que qualquer elogio rasgado não passa de mera formalidade, porque Gadú não precisa de descrições ou de qualidades, ela por si só sabe se virar sozinha e consegue de cada um que a ouve o adjetivo, a importância e a descrição que ela desperta em cada par de ouvidos que tem a maravilhosa oportunidade de apreciar sua música e presenciar sonoramente toda a essência da nova e de grande qualidade MPB.

Maria Gadú é música verdadeiramente brasileira, pura. Os tons de sua voz que se confundem entre grave, suave, rouca e feminina dançam conforme os acordes do violão que com certeza se assemelham às batidas do seu coração quando ouve. Minha indicação musical é: "Encontro", "Quando fui chuva" [na voz dela é claro, porque a música não é sua] e "Escudos". Você que ainda não conhece não se preocupe ela tem uma canção [já citada neste post] que está na trilha sonora da novela Viver a Vida, preste atenção e se delicie com estes novos sons e esta nova vertente da nossa música tão gasta e mal aproveitada por tipinhos "mal encarados" que vivem à base de bons empresários que só pensam no dinheiro e não nos ouvidos dos - poucos - brasileiros que se importam SIM com música de qualidade.

Um comentário:

  1. Vc escreve demais amor, e eu tenho preguiça de ler hahahaha. Brincadeira, adoro o q vc escreve, volto depois pra ler tudinhooo, mas já aprovo a foto, Maria Gadú é MARA!!!
    Beijossss

    ResponderExcluir